Quando era mais nova, adorava inventar de fazer festinhas com a turma da escola para comemorar, mas o tempo foi passando, a gente foi crescendo e a magia desse dia em que podemos libertar nossas bruxas foi se perdendo. Uma pena, até porque infelizmente, não é uma festa que faça parte da nossa cultura brasileira, mas deixo um gostinho aqui no blog para inspirar quem ainda pensa em fazer uma festinha dessas.
Dados curiosos
- Diz a lenda que para encontrar uma bruxa, tudo o que você precisa fazer é vestir suas roupas do avesso e andar de trás pra frente na noite de Halloween. Será?
- Natal está em primeiro, claro, mas o Halloween é a segunda data que mais lucra comercialmente no mundo.
- Halloween (ou Dia das Bruxas) é no dia 31 de outubro, o último dia do calendário celta. Era originalmente um feriado pagão, em homenagem aos mortos.
- As tradicionais cores do Halloween são preto (por causa da morte e das trevas) e laranja (pelo fim do verão e colheita do outono).
- A escrita correta de Halloween é Hallowe’en. Mas hoje em dia ninguém mais se preocupa em colocar este apóstrofo.
- Na História, os Celtas usavam máscaras para espantar os espíritos do mal. Foi aí que o costume de usar fantasias começou.
- A Igreja Católica queria um novo festival cristão e lançou o dia 1º de novembro como Dia de Todos os Santos (ou All Hallow’s Day). A noite anterior seria a “Eve of All Hallows”. Depois passou para “Hallow Evening” ou “Hallow Even” e, por fim, Hallow e’en.
Parada de Cães no Halloween de Nova Iorque, cada um mais lindo que o outro!
Doces para o Halloween
Não poderiam faltar as abóboras!
Dados curiosos e fotos: hostelbookers.com
Decoração
Fotos e como fazer em Martha Stewart